ARTIGOS OAB-ADVOCACIA

05/11/2007

Advogado: uma honra, um orgulho!

É fato que a OAB é uma instituição forte, sólida e respeitada. Paradoxalmente, também é fato que o advogado está frágil, vulnerável e aviltado.

A propósito, a indisposição com o advogado integra o folclore da cultura ocidental. Cantavam, em verso e prosa, os menestréis da Idade Média:

“Santo Ivo era bretão e coisa que o povo espanta: era advogado, sem ser ladrão...”

É nítida a sensação de que está em curso neste país um processo de “banditização cultural” do advogado. A estratégia é intimidá-lo. Recorrem à força potencializadora da mídia para transformar o mau exemplo de uma desonesta minoria em álibi legitimador do descrédito da própria Profissão.

Em verdade, pretendem algemar a liberdade da beca porque advogar é um verbo que não se conjuga com subserviência. Em tempos de inflexão democrática e espasmos autoritários, a voz do Advogado incomoda e ameaça projetos liberticidas.

Escondem a verdade, agredindo os próprios fatos. Não abrem a Constituição, porque temem popularizar o conteúdo ético do art.133. Estigmatizam a obra, objetivando corromper o seu autor. Violentam as prerrogativas, visando subjugar consciências. Sonham com uma advocacia amesquinhada pela adulação porque confundem respeito com servilismo.

Urge proclamar: advocacia é um valor! Sua ética recorda a sabedoria do perdão, a dignidade do equilíbrio, a magnitude da razão e o poder da tolerância. As “unanimidades” não toleram a advocacia, porque não se doma um advogado com a força da quantidade, mas com o simples valor de um gesto.

Contra a corrente da cultura apressada do consumismo, urge prestigiar a profissão de fé que faz do advogado instrumento ativo da serenidade reflexiva. Não se faz democracia com nomes e títulos, mas com vigilante militância e prática disciplinada.

Por isso, quanto mais cedo a sociedade aprender a respeitar o Advogado, menos tempo terá para lamentar a desmoralização da Democracia, porque o primeiro passo para a restauração da radicalidade republicana é reconhecer que:

SEM ADVOGADO, NÃO HÁ PROCESSO;
SEM PROCESSO, NÃO HÁ SOLUÇÃO PACÍFICA DOS CONFLITOS;
SEM SOLUÇÃO PACÍFICA DOS CONFLITOS, INSTALA-SE O CAOS ...

Amigo da Paz; filho da Cidadania; sócio desinteressado da Democracia: eis o Advogado!

Fábio Trad - Advogado

 
 
Senhor Fabio Trad, Sou morador da rua Natalie Wood no Bairro Campo Nobre e ao...
Alan Nantes