Voltar para notícias

Alunos vão a deputado contra UFMS 100% Enem

13 nov 2010 | Notícia | Escrito por: Redação | Compartilhe

Em meio às reclamações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, em Campo Grande um grupo de alunos do Bionatus, colégio de frequentado por estudantes de classe média-alta no Jardim dos Estados, que não são vestibulandos mas fizeram a prova no fim de semana anterior como "treineiros", procurou hoje a ajuda do deputado federal eleito Fábio Trad (PMDB) para fazer um pedido diferente. Querem a intervenção do parlamentar para que nos próximos anos a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) deixe de oferecer 100% das vagas através do Enem e volte a ter vestibular para preenchimento de, pelo menos 50% de seus cursos. Henrique Budid, de 15 anos, Gabriel Nahas (16), Marina Borges Martins (15), Gabriela Palhano (15) e Gabriela Arguello (15) argumentaram que a UFMS é uma das únicas instituições federais do Brasil a oferecer 100% das vagas pelo Enem, citando, como exemplo, a fluminense UFRJ, que não aderiu ao exame, e a paranaense UFPR, que ofereceu só 5% de suas vagas pelo Enem. 

Para os adolescentes, a desproporcional oferta de vagas da UFMS em relação a universidades federais de outros estados prejudica os estudantes sul-mato-grossenses que enfrentam a concorrência de alunos de todo o país sem que seus estados de origem ofertem contrapartida em vagas. Neste ano, foram mais de 4,6 milhões de alunos de todo o Brasil inscritos na prova realizada pelo Ministério de Educação. Estudantes de escola de alto nível curricular, o grupo lamentou ainda o baixo nível da prova. Mesmo sendo todos de 1º ano, acharam fácil demais o exame e ironizaram parte das questões colocadas, como a de número 120 que coloca três figuras de jogadores de voleibol, um sacando, um defendendo e outros "cortando" em contra-ataque na rede com opções de respostas sobre o que os atletas estavam fazendo. Outra questão do gênero, a número 100, mostra cinco figuras e pede ao estudante para escolher aquela que mistura personagens de diferentes épocas: a opção certa é a da "Monabean", imagem de Funny Filez que retrata uma Mona Lisa com a cara do personagem do humor inglês Mister Bean, encarnado pelo ator Rowan Atkinson. 

Fábio Trad ouviu atentamente o grupo de adolescentes e afirmou que analisará o assunto e buscará defender alternativas de contemplem de forma justa a maioria dos estudantes, quando estiver na Câmara dos Deputados a partir de 2011. (FONTE Blog do jornalista Marco Eusébio www.marcoeusebio.com.br).