Voltar para notícias

Câmara Federal realiza sessão solene em homenagem a Nelson Trad

13 abr 2012 | Notícia | Escrito por: Redação | Compartilhe

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados realiza na próxima terça-feira, dia 17, às 10h, uma sessão solene em homenagem ao ex-deputado federal Nelson Trad, que faleceu na noite do dia 7 de dezembro do ano passado. O requerimento para homenagear um dos grandes políticos sul-mato-grossenses foi apresentado pelos deputados federais Edson Giroto (PMDB-MS), Ricardo Izar Junior (PSD-SP), Mauro Benevides (PMDB-CE) e Lincoln Portela (PR-MG).

À época da apresentação do requerimento, o líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, também manifestou sua admiração por Nelson Trad, tanto que no mesmo dia, 14 de dezembro, encaminhou para a Mesa Diretora o requerimento para que a sessão solene fosse agendada o mais rápido possível.

“Fico muito emocionado com esta demonstração de respeito e carinho para com um homem que dedicou a sua vida a fazer uma política séria e honesta. Meu pai, Nelson Trad, foi meu exemplo de vida”, afirmou o deputado federal Fabio Trad (PMDB-MS).

História de Vida

O deputado Nelson Trad nasceu em 1930, no município sul-mato-grossense de Aquidauana. Foi eleito deputado estadual por dois mandatos e deputado federal por mais sete, deixando a cena política em 2010 com objetivo de abrir espaço para novas lideranças políticas.

Na Câmara dos Deputados, Trad foi líder do PMDB, 2º Secretário da Câmara. Também foi membro da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e do Conselho de Ética, colegiados onde defendeu os preceitos constitucionais e participou da apreciação da conduta dos parlamentares federais.

Muito culto, Trad se formou em Direito na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), em 1957. Durante a vida acadêmica, a veia política e o ideal de luta por uma sociedade mais justa fizeram o estudante Trad ingressar no movimento estudantil e lutar por direitos sociais no Rio de Janeiro. Ele comandou uma greve que parou a linha de bonde na capital federal.
Voltou a Mato Grosso do Sul como advogado criminalista e a vida o conduziu à vida pública. Nelson Trad conquistou espaço no cenário político sul-mato-grossense por sua prodigiosa oratória e vasta cultura. Estas qualidades o levaram a presidir o diretório do PTB no Estado.