Voltar para notícias

Campo Grande recebe na quinta reunião sobre o Plano Estratégico de Fronteira

06 ago 2011 | Notícia | Escrito por: Redação | Compartilhe

O deputado federal Fabio Trad (PMDB – MS) participará na próxima quinta-feira, dia 11, às 9h, no Comando Militar do Oeste, da reunião que apresentará ao Estado o Plano Estratégico de Fronteira. Participarão do evento autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e a Comitiva de parlamentares da Comissão Especial da Câmara Federal Destinada a Promover Estudos e Proposições de Políticas Públicas e de Projetos de Lei Destinados a Combater E Prevenir os Efeitos do Crack e de Outras Drogas Ilícitas (CEDROGA). 

“A extensão da fronteira brasileira, quase 17 mil km, e a diversidade do País são os principais desafios para a segurança pública nas regiões fronteiriças. É preciso traçar estratégias para fazer frente a esta ameaça”, afirmou Fabio Trad. 

O balanço do primeiro mês do Plano Estratégico de Fronteiras, feito esta semana pelo Governo Federal, foi positivo. Em 30 dias, 550 pessoas foram presas em flagrante. Além disso, 10,5 t de maconha e 500 km de cocaína foram apreendidos nas fronteiras do País. 

O plano, coordenado pelos ministérios da Justiça e da Defesa, envolve ações da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Força Nacional de Segurança e das Forças Armadas. A iniciativa visa fortalecer as ações de controle nas fronteiras. 

A repressão à entrada de drogas e armas em território brasileiro é uma das principais frentes do plano, e complementa outras ações da política de segurança pública do governo. Além das ações policiais, o plano prevê investimentos em tecnologia e inteligência. O Ministério da Defesa está elaborando um sistema que vai permitir o monitoramento por satélite das fronteiras.