Voltar para notícias

Deputados relembram Nelson Trad e sua história no Congresso

13 dez 2011 | Notícia | Escrito por: Redação | Compartilhe

Deputados relembram Nelson Trad e sua história no Congresso 

O falecimento do ex-deputado federal Nelson Trad consternou o meio político nacional. No Congresso, inúmeros parlamentares se manifestaram sobre sua importância no cenário político. 

O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) ressaltou o passado de Nelson Trad no que se refere a luta pela democracia: "Um político que foi cassado pela ditadura militar, teve os seus direitos políticos suspensos e conseguiu voltar a esta Casa", afirmou. 

O deputado federal Edson Giroto (PMDB-MS), afirmou que relembrou a presença de Nelson Trad no Congresso e na política nacional: "Um político extremamente influente, um homem que discutiu muito acerca da separação do antigo Estado de Mato Grosso e foi preso na época da ditadura militar". 

De acordo com o deputado Domingos Dutra (PT-MA), Nelson Trad não deixava que divergências políticas afetassem o trato que tinha para com os colegas de Congresso. "Nelson Trad participou da CPI do Sistema Carcerário, e tivemos divergência quanto ao indiciamento de promotores e advogados de Mato Grosso, mas isso nunca tirou o respeito e a admiração que tenho pela família Trad. ". 

O deputado sul-mato-grossense Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) disse que Nelson Trad "trabalhou intensamente na reconstrução da democracia neste País", e foi além: "Cassado politicamente, ressurgiu das urnas e colaborou imensamente com os trabalhos desta Casa." 

Outro deputado federal que se manifestou foi Miro Teixeira (PDT-RJ). Lamentou a morte de Nelson Trad e disse ter perdido um companheiro na Casa: "Ele sempre foi uma pessoa com espírito combativo, com alta capacidade de se indignar e de lutar pelos princípios que, a rigor, as pessoas exigem daqueles que estão na vida pública. Ele deixa entre nós o seu sucessor, o deputado Fabio Trad, que hoje preside a Comissão de Reforma do Código de Processo Civil, da qual sou Vice-Presidente. Percebo também no deputado Fabio Trad aquele talento e espírito que lhes foram legados pelo seu pai.". 

O deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) fez um discurso emocionado. Disse que o povo brasileiro sente-se consternado. " Nelson Trad, meu companheiro, desde a revisão constitucional, em 1993, quando eu exercia a Liderança da Maioria, Senador que era pelo Estado do Ceará. Sempre o respeitamos pelo seu extraordinário espírito público, pela sua formação jurídica, as suas atitudes na vida partidária e, sobretudo, por sua arraigada convicção democrática."