Voltar para notícias

Em 2013, Fabio Trad continuará luta pela aprovação do voto aberto

21 jan 2013 | Notícia | Escrito por: Redação | Compartilhe

O deputado federal Fabio Trad (PMDB) garante que em 2013 dará continuidade à luta pelo fim das votações secretas no Congresso. O parlamentar acredita que a aprovação da Proposta de emenda à constituição (PEC) 349/2001 vai contribuir para dar mais transparência aos mandatos parlamentares. “De que maneira a população pode avaliar seus representantes se ela não sabe como eles estão votando?”, questiona. 

O deputado federal participou no ano passado, na rampa do Congresso Nacional em Brasília, de um ato público organizado pela Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto. O ato teve como objetivo reivindicar a votação da PEC 349/2001. 

Para Fabio Trad, a medida deixará clara para o eleitor a posição dos parlamentares. "Como representante do eleitor temos a obrigação de ter a nossa posição transparente. O cidadão tem o direito de saber de que maneira estamos apreciando os projetos. O voto aberto é uma espécie de prestação de contas à sociedade", defende. 

o deputado sul-mato-grossense defende que a instituição do pleno voto aberto significará a reconciliação do Parlamento com a sociedade brasileira. 

A PEC 349 (349/2001, de autoria do então deputado Antônio Fleury Filho) foi aprovada em primeiro turno em agosto de 2006, por unanimidade, na Câmara. Precisa ser votada em segundo turno para depois ser votada ainda no Senado.