Voltar para notícias

Fabio Trad abraça projeto de Delasnieve Miranda para ressocializar detentos

09 mar 2012 | Notícia | Escrito por: Redação | Compartilhe

O deputado federal Fabio Trad (PMDB – MS) comprometeu-se com a advogada Delasnieve Miranda a levar para Brasília um programa de convênio que prevê o oferecimento de curso superior aos detentos do sistema semiaberto. A ideia é transformar o projeto da advogada – que em um primeiro momento tinha caráter regional – em uma ação de âmbito nacional.

O projeto original, assinado em dezembro de 2009 entre a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) Agência Penitenciária (Agepen), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS) e Universidade Anhanguera-Uniderp.nunca saiu do papel. O acordo previa intercâmbio com universidades nas áreas educacional, técnica, científica e cultural, a realização de cursos, seminários, conferências, congressos e outras atividades educacionais, culturais e profissionalizantes. O objetivo é ressocializar presos em regime semiaberto e facilitar sua inclusão social no cumprimento de sua pena.

Segundo reportagem publicada nesta semana no jornal O Estado de MS, o projeto ainda não foi executado por “problemas técnicos” e na próxima semana a Agepen, a Sejusp e a universidade irão fazer uma reunião sobre o tema. 

Para o deputado Fabio Trad, o proejto pode vingar em Brasília: “Vamos estudar todos os pontos e, quem sabe, este belo trabalho da advogada e poetisa Delasnieve se transforma em uma ação federal? Vamos trabalhar neste sentido”, garantiu.

“Eu penso que o preso deve produzir para pagar suas despesas, cuidar de sua família, pagar os que prejudicou com seus atos etc. Esse custo não pode e não deve ser suportado pela sociedade como tem sido. Apresentei esse projeto de ressocialização com este objetivo. Nele o detento tem que ser preparado para voltar e assumir seu lugar na sociedade e lá dentro tem de trabalhar, de produzir para sua manutenção e de quem dele dependia”, explica Delasnieve