Voltar para notícias

Fábio Trad alerta contra violência contra indígenas no MS

11 jul 2011 | Notícia | Escrito por: Redação | Compartilhe

O deputado federal Fábio Trad (PMDB – MS) usou a tribuna na Câmara Federal para registrar que pelo terceiro ano consecutivo o Mato Grosso do Sul registra o maior número de atos de violência entre os índios e contra os índios. O deputado fez um apelo para que a Fundação Nacional do Índio (Funai) estabeleça uma política pública de humanização das comunidades indígenas do Estado. 

Segundo Fábio, o Governo do Estado está se esforçando para enfrentar o problema, mas premido pelas limitações estruturais de natureza financeira que reduzem a capacidade de investimento do Estado em políticas sociais. 

“Portanto, aquele Estado não pode, sozinho, resolver o problema, de maneira que este apelo é dirigido à Funai. Reitero esse apelo para que aquele órgão olhe com atenção e incorpore, preservando a cultura indígena, os índios à cultura citadina, para que eles tenham condições estruturais e materiais de viverem com dignidade. Esse é o preceito constitucional que precisa ser efetivado pela Funai nas comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul”, afirmou o deputado sul-mato-grossense.