Voltar para notícias

Fabio Trad alerta para necessidade de revisão dos subsídios da magistratura federal

08 nov 2012 | Notícia | Escrito por: Redação | Compartilhe

O deputado federal Fabio Trad (PMDB – MS) manifestou-se ontem, na Câmara Federal, sobre a necessidade de aprovação célere do projeto de revisão de subsídios da magistratura federal brasileira, cujos membros iniciaram na quarta-feira, um movimento nacional por melhores salários.

“A magistratura federal brasileira está em alerta. Deflagrou uma ação corporativa que visa despertar na sociedade a atenção para os graves problemas que a afligem. A magistratura está submetida a um regime remuneratório em forma de subsídio em parcela única desde a sua adoção com a lei 11.143. Este subsídio da União foi revisto apenas uma vez, e já sofreu perdas inflacionárias da ordem de 28,86%. Estas elevadas perdas tornaram o valor do subsídio incompatível com o grau de responsabilidade, complexidade e exigência da carreira da magistratura federal”, afirmou o deputado sul-mato-grossense.

Juízes federais e trabalhistas de todo o País estão em greve desde ontem para protestar contra a situação salarial da categoria e reivindicar um reajuste que ao menos cubra as perdas inflacionárias. 

Além de reivindicar reajuste salarial, os juízes federais e trabalhistas denunciam a ausência de progressão funcional na carreira e pleiteiam a criação de um Adicional por Tempo de Serviço. Segundo eles, a distância entre os salários de quem ingressou na magistratura e de quem está se aposentando é muito pequena.