Voltar para notícias

Fabio Trad aprova na CCJ implantação do Dia do Técnico Agrícola

23 ago 2012 | Notícia | Escrito por: Redação | Compartilhe

O deputado federal Fabio Trad (PMDB – MS) aprovou na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal o Projeto de Lei 6.040-C de 2009 – do deputado mendes Ribeiro Filho – que institui o Dia do Técnico Agrícola, a ser comemorado anualmente no dia 5 de novembro.

Em um cenário econômico-social complexo, instável e carente, é impressionante e animador assistir ao desempenho da agricultura, setor que colaborou de forma significativa em 2003 para o equilíbrio das contas externas. Responsável por 30% do PIB, o agronegócio cresce a um ritmo seis vezes maior que a média da economia.

O campo de ação do técnico agrícola é vastíssimo. Para citar apenas algumas de suas atribuições, ele atua em atividades diversas como as de associativismo, pesquisa, análise e experimentação.

Responsabiliza-se pela elaboração de projetos e assistência técnica em áreas como as de crédito rural e agroindustrial para efeitos de investimento e custeio; topografia na área rural; impacto ambiental; drenagem e irrigação.

Aplica métodos e programas de reprodução animal e de melhoramento genético. Implanta e gerencia sistemas de controle de qualidade na produção agropecuária. Enfim, atua nas mais variadas atividades do setor agrícola que demandem recursos humanos com conhecimento técnico de profissional de formação de nível médio.

Homenagear o técnico agrícola, além de ser um ato de reconhecimento da relevância e dos serviços prestados por esses trabalhadores à agricultura brasileira, é também valorizar o ensino técnico no país.