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Fábio Trad cobra mais investimentos para melhorar no escoamento de produção

28 nov 2013 | Notícia | Escrito por: Redação | Compartilhe

O deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS) cobrou mais investimentos para diminuir o gargalo que trava o escoamento de produção. Segundo o parlamentar, a ineficiência da logística encarece a produção agrícola do País. "O abismo logístico onde a produção brasileira atola em estradas degradadas, descarrila estradas arcaicas e encalha na areia da brutal e crônica ineficiência ineficiência portuária. É óbvio que a produção paga a conta desse atraso", afirma o deputado. Fábio Trad lembrou do congestionamento de caminhões no Porto de Santos, em março deste ano. "Em março deste ano uma fila de 25 km de caminhões encalhou na rodovia Côneco Domênico Rangoni onde muitos esperaram até 70 horas para descarregar no Porto de Santos", relembra. O parlamentar comparou o fato ao conto "Encalhe dos 300", do escritor Domingos Pellegrini Júnior, para estimar o número de caminhões. "Naquela fila da insensatez, a vida imitava arte com dramática concretude graves prejuízos reais o ficcional cenário do célebre conto "Encalhe dos 300" imaginado pelo premiado escritor Domingos Pellegrini Jr. com imenso atoleiro nas estradas perebentas do noroeste paranaense dos anos 50. Ninguém que se saiba teve tempo para contar os caminhões do monstruoso encalhe real da Estrada de Santos, mas um cálculo superficial pode estimar em 2,3 mil carretas abarrotadas de grãos a caminho do exterior", pontua. Segundo o deputado, a logística de escoamento de produção é precária. Para comprovar os fatos, ele compara o sistema brasileiro com dos Estados Unidos. "Para uma ideia deste monstruoso e ilógico atoleiro logístico tão somente 200 mil quilômetro dos 1,6 milhão de quilômetro de estradas brasileiras são asfaltados. Enquanto no EUA tem asfalto em 70% nos 6 milhões quilômetros de rodovias. Em contraposição dos 280 mil quilômetros de ferrovias norte-americanas imensamente usadas, o Brasil possui apenas 28 mil quilômetros de trilhos dos quais cerca de 12 mil km são utilizados com frequência", ressalta. Fábio Trad ainda enfatiza os dados divulgados por Marcos Jank, diretor de Assuntos Corporativos da Polícia Rodoviária Federal (PRF). "Nos últimos 12 anos a safra brasileira de grãos dobrou de tamanho ao passo que a logística continua a mesma. Enquanto no Brasil de Jango, a modelagem é o caminhão rodando milhares de quilômetros por estradas precárias, nos EUA hidrovias construídas há 80 anos respondem por 60% do transporte de grãos", afirma. Para concluir, Fábio Trad aborda sobre a Lei dos Portos, aprovada em junho deste ano em meio a polêmicas. "Especialistas estimam que infraestrutura portuária razoável absorveria R$ 40 bilhões, ou seja, três vezes mais que o previsto nos PACs I e II. Abertura dos portos para novos investidores foi ponto decisivo do marco regulatório. No entanto, ainda encalha em controvérsias como vemos em renovação de contratos de renovação firmados antes de 1993, a distinção de terminais localizados dos chamados portos organizados e aqueles de uso privado", finaliza.