Voltar para notícias

Fabio Trad comenta Escândalo Cachoeira e defende reforma política

12 abr 2012 | Notícia | Escrito por: Redação | Compartilhe

O possível envolvimento da empreiteira Delta, maior recebedora de recursos do governo federal nos últimos três anos, com o escândalo envolvendo o grupo de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira – acusado de comandar uma rede de jogo ilegal – e políticos gerou reações nesta semana.

O deputado federal Fabio Trad (PMDB – MS), que tem defendido veementemente a necessidade de uma reforma política profunda, disse que o caso é típico da ingerência do poder econômico na política brasileira: “É típico. Surge uma empreiteira que teria apoiado candidaturas em troca de apoio durante o mandato. A necessidade do financiamento público eleitoral, como forma de garantir a independência do mandatário é vital para não permitir interferências na campanha, como abuso de poder econômico”, afirmou.

Segundo relatórios de inteligência da Polícia Federal na Operação Monte Carlo, há indícios "de que a maior parte dos valores que 'entram' nas contas de empresas fantasmas [ligadas ao grupo do empresário] são oriundos da empresa Delta Construções". 

Os investigadores pediram a abertura de inquérito específico para apurar a suspeita. De acordo com as investigações, foi possível confirmar sociedade "secreta" entre Cachoeira e Claudio Abreu, então diretor regional do Centro Oeste da empreiteira, afastado depois de ser denunciado pelo Ministério Público Federal. Ninguém mais da Delta foi denunciado.