Voltar para notícias

Fábio Trad defende exame da OAB para preservar qualidade da advocacia

13 maio 2011 | Notícia | Escrito por: Redação | Compartilhe

O deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS) participou ontem de uma audiência pública na Comissão de Educação da Câmara Federal para debater o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Vice-presidente da Frente Parlamentar da Advocacia, Fábio ressaltou sua convicção sobre a constitucionalidade do exame da Ordem e disse que ele seleciona os mais aptos a exercer uma profissão que lida com os mais caros valores da sociedade: a vida, a liberdade, a dignidade e a imagem das pessoas. 

Segundo Fábio Trad, o exame de Ordem é requisito fundamental para que um bacharel em direito possa exercer a advocacia no Brasil. “Sua extinção significaria um prejuízo à sociedade, ao estado democrático de direito e ao próprio sistema judiciário, uma vez que facilitará o acesso à profissão de bacharéis muitas vezes despreparados ética e tecnicamente para o exercício da função, o que colocaria em risco bens jurídicos de extrema relevância como a liberdade, o patrimônio e a própria vida”, afirmou o deputado sul-mato-grossense. 

Fábio disse ainda que o que move a OAB diante do exame é a responsabilidade social de preservar a dignidade da advocacia que, sem preparo e competência, transforma-se em comércio “perdendo o caráter de vocação”, destacou. 

Reafirmando a necessidade do exame, Fábio disse também que o fato do mesmo merecer e precisar de aperfeiçoamento pressupõe a sua existência constitucional. “Daí por que eu registro que neste momento a OAB e os advogados brasileiros estão unidos em torno da importância do exame da OAB”, finalizou.