Voltar para notícias

Fabio Trad defende reforma política: “Não pode ser eclipsada”

21 out 2011 | Notícia | Escrito por: Redação | Compartilhe

“A Reforma Política não pode ser eclipsada por outras questões. A importância dela é manifesta e estruturante”, disse hoje o deputado federal Fabio Trad (PMDB – MS) ao chegar a Salvador (BA), onde participa da segunda conferência regional para ouvir a opinião de juristas sobre a proposta de reforma do Código de Processo Civil (PL 8046/10).

O deputado sul-mato-grossense defendeu a realização de uma Reforma Política “sem receio de colocar o dedo na ferida e apontar os atuais erros do sistema político” e foi além: “Não podemos e não devemos fazer a Reforma Política pensando nas próximas eleições, mas sim nas próximas gerações” , afirmou.

Para Fabio Trad, o primeiro desafio é o de sensibilizar a população para a importância da Reforma Política. Ele diz que as distorções do sistema político eleitoral provocam um distanciamento cada vez maior entre eleitor e eleito, corroendo a credibilidade da atividade política.

Segundo o deputado, a reforma tem que combater a influência do poder econômico no processo eleitoral. “O poder econômico nas eleições é determinante. São raros, raríssimos, os deputados eleitos por voto de conceito. A grande maioria, infelizmente, submete-se a lógica perversa do sistema, gerando injustiças gritantes”, disse.