Voltar para notícias

Fabio Trad destaca possibilidade de PMDB presidir Câmara e Senado

27 set 2012 | Notícia | Escrito por: Redação | Compartilhe

A possibilidade de o PMDB comandar a Câmara Federal e o Senado em 2013 foi bem recebida pelo deputado federal Fabio Trad (PMDB – MS), segundo quem a perspectiva fortalecerá a atuação intermediadora do partido “o que é absolutamente desejável e necessário em um país com sobressaltos eleitorais a cada dois anos”, aponta. 

PMDB e PT têm um acordo – selado pelo então presidente do PT, José Eduardo Dutra, por ocasião da eleição do petista Marco Maia (RS) para a presidência da Câmara, em 2011 – que garante apoio a um nome peemedebista para a presidência da Câmara. Ficou estabelecido que, nos dois primeiros anos dessa legislatura, a Câmara seria presidida por um petista e, nos dois anos finais, por um peemedebista. 

Numa reunião em 8 de agosto, com a presença do vice-presidente da República e presidente licenciado do PMDB, Michel Temer, os atuais presidentes dos dois partidos, Rui Falcão (PT), e Valdir Raupp (PMDB) confirmaram que o acordo será respeitado.

O acordo não vale para a disputa pela presidência do Senado, onde o regimento interno estabelece que a legenda com maior bancada faz a indicação do presidente da Casa. No caso, o PMDB, com 19 senadores, em exercício nessa legislatura. A eleição para as duas Casas ocorrerá no inicio de fevereiro de 2013.

“O PMDB continuará exercendo um papel fundamental na consolidação de uma agenda política que garanta estabilidade para a institucionalidade do Estado através da sustentação das condições de governabilidade que permitem a Presidenta Dilma e ao Vice-Presidente Michel Temer implementar os programas de governo responsáveis por sua eleição em 2010”, afirmou o deputado sul-mato-grossense