Voltar para notícias

Fabio Trad é destaque em pesquisa sobre assiduidade parlamentar

03 abr 2012 | Notícia | Escrito por: Redação | Compartilhe

Entre os parlamentares que tiveram falta justificada durante as últimas 107 sessões da Câmara Federal, o deputado federal Fabio Trad (PMDB – MS) foi o mais assíduo. Com 96,3% de presença, Fabio se ausentou e apenas quatro sessões, justificadas devido o falecimento de seu pai, o ex-deputado Nelson Trad. Nas reuniões de Comissões, o deputado sul-mato-grossense foi o que obteve o maior índice de presença em 2011. O levantamento é parte da pesquisa efetuada pelo site Congresso em Foco.

“É de extrema importância a presença do parlamentar durante as sessões. É ali que o debate ocorre, onde pontos de vistas divergentes se chocam e que, muitas vezes, consensos são encontrados. Sem o debate, não há democracia forte. E debate no legislativo só é possível com a presença dos deputados nas sessões”, afirmou Fábio Trad.

O empenho do deputado já foi destaque, inclusive, na imprensa nacional, como exemplo de participação no legislativo federal. Em reportagem publicada recentemente pelo jornal ‘O Globo’ mostrando a fraca participação dos deputados nas sessões de segunda-feira, Fabio Trad foi apontado como exemplo a ser seguido.

Para o parlamentar, o eleito tem que ser fiscalizado pela população, que precisa cobrar sua representatividade junto ao Parlamento. “Hoje ficou mais fácil saber da atuação de um político. No meu caso, por exemplo, como deputado federal, basta acessar o site da Câmara Federal e buscar pelo meu nome. Aquele a quem o eleitor confiou o seu voto precisa contribuir e participar das discussões no Congresso e, também, acompanhar o dia a dia do Estado o qual representa”, justifica.