Voltar para notícias

Fabio Trad e Moka são destaques em ranking da Veja

23 dez 2012 | Notícia | Escrito por: Redação | Compartilhe

O deputado federal Fabio Trad e o senador Waldemir Moka foram os peemedebistas sul-mato-grossenses melhor classificados na avaliação realizada pela revista Veja e pelo Núcleo de Estudos do Congresso (Necon), sobre deputados federais e senadores que se destacaram no Congresso Nacional. A avaliação levou em conta como os congressistas se posicionam com palavras e votos em relação a questões vitais em tramitação nas duas casas legislativas.

"Recebo a notícia com serenidade. Acho que só o fato de ter sido citado entre os melhores da Câmara já é um estímulo para quem está no primeiro mandato e da carreira política. Congratulo-me com o Moka por também ter sido mencionado, elevando o nome do nosso estado no Senado. Continuarei trabalhando firme e obstinadamente para que o nosso mandato exalte as virtudes do nosso povo. Dedico esta honrosa menção a todos os que confiam no meu trabalho e principalmente ao meu amado pai Nelson Trad, meu Professor de Vida", afirmou Fabio Trad. 

Foram analisados oito grandes eixos, afetados em 2011 de alguma maneira no Congresso por 54 projetos de lei e medidas provisórias. Em parceria com o Necon, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj), a revista Veja classificou os deputados e senadores de acordo com o posicionamento deles em relação às proposições. 

Antes de envolver o Necon, com base em critérios próprios e nos levantamentos da Transparência Internacional, VEJA aplicou uma “cláusula de ética”, expurgando previamente da análise os parlamentares envolvidos em escândalos ou de reputação duvidosa. Os pesquisadores do Necon desenvolveram então o modelo de análise que permitiu classificar os parlamentares em um ranking.