Voltar para notícias

Fabio Trad luta pela inclusão de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no PSF

25 nov 2011 | Notícia | Escrito por: Redação | Compartilhe

O deputado federal Fabio Trad (PMDB – MS) está liderando o PMDB na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara Federal para a aprovação do relatório do Projeto de Lei 2.261 de 2004, que Inclui os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no Programa Saúde da Família (PSF).

"A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional são determinantes para a preservação e garantia de qualidade de vida e a saúde das pessoas. É preciso valorizar efetivamente estas categorias profissionais que precisam ser reconhecidas, oficialmente, nos programas de saúde patrocinados pelo Estado Brasileiro", afirmou o deputado sul-mato-grossense.

A atenção prestada pelo PSF deve estar ancorada nos princípios que norteiam o próprio SUS, como a integralidade e a universalidade, o que implica um trabalho dentro da perspectiva da multidisciplinaridade da assistência à saúde.

A inclusão desses profissionais no PSF possibilitará a incorporação de um saber específico que poderá ser compartilhado com os demais profissionais integrantes das equipes multiprofissionais, possibilitando a prestação de ações básicas de prevenção de incapacidades e de ações de reabilitação, re-socialização e integração social de pessoas com alguma incapacidade instalada, o que, com certeza, terá grande impacto sobre a autonomia e a qualidade de vida dos indivíduos e da própria família.

Para a relatora do projeto, deputada Sandra Rosado (PSB – RN), não existem obstáculos à sua normal tramitação.