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Fabio Trad parabeniza psicólogos e corretores de imóveis

27 ago 2012 | Notícia | Escrito por: Redação | Compartilhe

Profissionais da psicologia e corretores de imóveis comemoram neste dia 27 a data alusiva as suas profissões. O Dia do Psicólogo e o Dia do Corretor de Imóveis são uma justa homenagem a trabalhadores que colaboram para desenvolvimento do país. O deputado federal Fabio Trad (PMDB – MS) parabenizou os milhares de brasileiros e brasileiras que se dedicam a estas profissões e lembrou que tem trabalhado a favor destes segmentos na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal.

Para os psicólogos, o avanço do PL 3338/2008, que fixa a carga horária da categoria em 30 horas, entre outras providências, é uma conquista de extrema importância. A emenda estabelece que eventual redução de jornada não deverá acarretar redução da remuneração. Para os psicólogos, as 30 horas trarão isonomia com outras profissões da Saúde, sem redução de salário e sem prejudicar outras jornadas menores já acordadas entre profissionais e empregadores. 

"Os psicólogos formam mais de 200 mil profissionais que vêm, há algumas décadas, lutando pela implementação de políticas públicas e pela garantia de direitos sociais à toda a população brasileira. Agora chegou a hora das conquistas", observou o deputado sul-mato-grossense. O projeto contou com o apoio de Fabio Trad desde o primeiro momento: “Dei todo meu apoio e sinto-me parte do processo de aprovação que valoriza estes profissionais tão importantes para a saúde pública no Brasil", afirmou. 

Fabio Trad também articulou um projeto de lei que pretende ampliar o mercado de trabalho para os psicólogos. Trata-se de um artigo à Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assegurando aos educandos e educadores da educação 
básica a assistência psicológica provida por profissional habilitado. 

Segundo Fábio Trad, a ação pedagógica, o ato de educar voltado para o pleno desenvolvimento do educando, envolve inúmeras dimensões afetas ao campo da psicologia. “A complexidade do ser humano reflete-se integralmente nos êxitos e fracassos observados no processo da educação escolar. A presença da assistência psicológica, portanto, é indispensável para promover a melhor compreensão desse processo e facilitar as condições para seu desenvolvimento. Também é importante para dar suporte ao enfrentamento das inevitáveis dificuldades que se apresentam nesta caminhada, tanto as oriundas do próprio espaço escolar e das relações que aí se estabelecem, como as aquelas originárias do ambiente familiar e do contexto de vida”, afirma.

Na justificativa do projeto, Fábio questiona: Quantas limitações dos estudantes, em sua trajetória escolar, não derivam de fatores que podem ser adequadamente identificados e trabalhados por profissionais da psicologia? Quantos problemas ligados ao exercício do trabalho pedagógico, que se traduzem em conflitos, absenteísmo e desmotivação, não podem ser devidamente encaminhados ou mesmo resolvidos por meio da ação facilitadora e preparada dos profissionais da psicologia? “Tudo isto se relaciona à qualidade da educação que se resume no adequado atendimento às necessidades do educando, em todas as suas dimensões, para o que é indispensável a valorização dos profissionais educadores, também em todas as suas dimensões”, finaliza o deputado sul-mato-grossense.

Corretores

Fabio Trad foi o relator do Projeto de Lei 1872/2007, de autoria do deputado Edinho Bez (PMDB – SC), que consagra uma série de benefícios aos corretores de imóveis e imobiliárias.

Segundo Fabio Trad, a Lei nº 6.530/78, que regulamenta a profissão de corretor de imóveis, deve ser atualizada, dispondo sobre aspectos relevantes para o mercado de trabalho nos dias atuais.

Em sua justificativa, o projeto alerta que a lei deve dispor sobre a relação jurídica entre corretor de imóveis e imobiliária, a fim de estabelecer a possibilidade de celebração de contrato específico sem vínculo empregatício. Nesse caso, o corretor é associado e o contrato deve ser necessariamente registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI)