Voltar para notícias

Fabio Trad parabeniza psicólogos pelo avanço do PL 3338/2008

01 dez 2012 | Notícia | Escrito por: Redação | Compartilhe

O deputado federal Fabio Trad (PMDB – MS) parabenizou os psicólogos e psicólogas brasileiros de todo o país pelo avanço do PL 3338/2008, que fixa a carga horária da categoria em 30 horas, entre outras providências.

O texto, originalmente de autoria do deputado Felipe Bornie, foi aprovado no Senado com emenda substitutiva da senadora Marta Suplicy. A emenda estabelece que eventual redução de jornada não deverá acarretar redução da remuneração. Profissionais da psicologia de todo o país estão mobilizados para a aprovação do PL e atentos à tramitação na Câmara.

Para eles, as 30 horas trarão isonomia com outras profissões da Saúde, sem redução de salário e sem prejudicar outras jornadas menores já acordadas entre profissionais e empregadores.

"Os psicólogos formam mais de 200 mil profissionais que vêm, há algumas décadas, lutando pela implementação de políticas públicas e pela garantia de direitos sociais à toda a população brasileira. Agora chegou a hora das conquistas", observou o deputado sul-mato-grossense.

O projeto contou com o apoio de Fabio Trad desde o primeiro momento: “Dei todo meu apoio e sinto-me parte do processo de aprovação que valoriza estes profissionais tão importantes para a saúde pública no Brasil", afirmou.

A medida teria o respaldo de leis federais e estaduais já aprovadas nessa direção, de outras propostas similares em tramitação no Congresso e até de orientação da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Um dos fatores a reforçar a necessidade de redução de jornada para psicólogos e fonoaudiólogos é a ameaça constante de estresse e desgaste mental ao qual se submetem estes profissionais.