Voltar para notícias

Fabio Trad participa de ato pelo voto aberto

30 maio 2012 | Notícia | Escrito por: Redação | Compartilhe

O deputado federal Fabio Trad (PMDB – MS) participa nesta quarta-feira (30), em Brasília de um ato público organizado pela Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto. O ato acontece ao meio-dia, na rampa do Congresso Nacional, com o objetivo de reivindicar a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349/2001, que acaba com o voto secreto no Poder Legislativo. Em seguida, os deputados devem se reunir com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia.

“Em nome da ética, da democracia e da transparência deve valer o voto aberto em todas as votações da Câmara e do Senado”, enfatiza o deputado Ivan Valente (PSOL/SP), coordenador da Frente. Ele destaca que o eleitor precisa saber de que forma seu parlamentar está votando.

As ações da Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto começaram nesta terça-feira 29, com vários deputados membros fazendo discursos e cobrando do presidente Marco Maia a inclusão da PEC na pauta de votação.

A PEC 349/2001 extingue o voto secreto na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, foi votada em 2006 e aprovada por unanimidade, mas ainda precisa ser votada em segundo turno. Depois de aprovada na Câmara, a PEC segue para o Senado.