Voltar para notícias

Fabio Trad: “Quanto mais educação, menos criminalidade”

23 ago 2012 | Notícia | Escrito por: Redação | Compartilhe

O deputado federal Fabio Trad (PMDB-MS) voltou a abordar um assunto recorrente em seu mandato e de extrema importância para o país: a situação desumana e contraproducente dos presídios brasileiros. De acordo com o deputado, nos últimos 20 anos o Brasil registrou um crescimento de 471% no número de presos, alcançando em julho de 2011 mais de 513 mil presidiários. Em contrapartida havia somente 304 mil vagas nos presídios do país, gerando um dramático déficit de mais de 209 mil vagas. 

“Em setembro nós teremos a oportunidade de votar os 10% de investimento na educação e então eu volto à lembrança dos grandes educadores do Brasil, a quem reverbero. Quanto mais se investe em educação menos necessidade nós temos de investir nos presídios”, afirmou.

Para Fabio Trad, o sistema penitenciário brasileiro faliu. “Não existe presídio que não esteja superlotado, o que não apaga a impressão de que ainda se vive um clima de insegurança nas grandes cidades”.

O deputado sul-mato-grossense lembra que, embora seja inconcebível um sistema criminal sem penas reclusivas, a verdade é que a prisão não resolve o problema da criminalidade. “Talvez por desconhecimento de causa ou mesmo por reação instintiva de momento, a maioria dos brasileiros entende que quanto maior a pena, menor será a incidência de crimes. Isto não é verdade”, assegura