Voltar para notícias

Para Fabio Trad, reforma política é tão importante quanto o combate à corrupção

23 nov 2011 | Notícia | Escrito por: Redação | Compartilhe

A comissão especial que analisa a proposta de reforma política se reúne hoje à tarde e na quinta pela manhã para discutir e votar o parecer do relator, deputado Henrique Fontana (PT-RS). De acordo com o relator, não houve mudanças nas questões principais já apresentadas por ele nas reuniões anteriores.

Para o deputado federal Fabio Trad (PMDB – MS), a reforma política é tão urgente quanto o combate à corrupção: “O atual sistema eleitoral favorece a eleição de endinheirados que alugam a consciência dos incautos em detrimento dos cofres públicos durante o mandato. Por isso, é preciso mudar as regras, fortalecendo as ideias, o programa partidário e os candidatos autenticamente vocacionados para a vida pública”, afirmou.

Também na avaliação do relator, atualmente "só quem tem condições de se eleger, ou são pessoas que têm muito poder econômico ou que representam e são muito privilegiadas pelos financiadores de campanha”. Isso ocorre, segundo o deputado, porque “muitas pessoas que têm ótimas ideias, que poderiam exercer um excelente papel dentro da política brasileira, não concorrem porque não têm condições de financiar suas campanhas".

A proposta atual traz um sistema no qual o eleitor pode escolher entre o candidato ou a legenda partidária. Assim, se um partido tem direito a 4 deputados e recebeu 75% de votos em pessoas e 25% na legenda, será eleito o primeiro colocado da lista partidária e os três mais votados. A lista deverá ser definida por votação dentro de cada partido.