Voltar para notícias

Para Fabio Trad, saneamento da política passa pela conscientização do voto

16 dez 2011 | Notícia | Escrito por: Redação | Compartilhe

No último sábado, o deputado federal Fabio Trad (PMDB – MS) publicou um artigo na revista digital Semana Online versando sobre a importância da reforma política como fator saneador dos descaminhos da política brasileira.

Um dos leitores da revista, Paulo, argüiu o deputado sobre as dificuldades de efetivação da reforma. Disse ele: "Deputado, a necessidade de reforma política é fato….o problema é como viabilizar essa reforma, com o perfil dos políticos que dominam os espaços deliberativos em nosso País! Qual o caminho?".

Fabio Trad respondeu, afirmando que a reforma política é importante, porém limitada em seus efeitos: "Porquanto a verdadeira mudança só poderá ocorrer se o eleitor eleger o voto antes do candidato na ordem de prioridades cívicas. Explico: enquanto o voto for concebido como oportunidade de ganho para os que dão e os que recebem, a política se aproximará da lógica do consumo em que tudo se qualifica pelo valor financeiro; porém, se o voto for priorizado como expressão de uma cidadania ativa com potencial de transformação, o eleitor será Juiz do próprio destino, protagonista consciente de sua ação cívica e os candidatos eleitos, naturalmente refletirão o grau e o caráter seletivo e escrupuloso da escolha.".