Voltar para notícias

Projeto de Lei que obriga Cirurgiões-Dentistas na UTI é aprovado

11 abr 2013 | Notícia | Escrito por: Redação | Compartilhe

O deputado federal Fabio Trad (PMDB-MS) participou ontem da aprovação, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara Federal dos Deputados, do Projeto de Lei 2.776/2008, que estabelece a obrigatoriedade da presença de profissionais de Odontologia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e demais instituições públicas e privadas que mantenham pacientes sob regime de internação, em médios e grandes hospitais do Brasil.

“A integralização da saúde bucal no ambiente de internação hospitalar combaterá a proliferação de bactérias e a possibilidade de infecção, via oral, como doenças bucais e sistêmicas. Ganha a sociedade brasileira”, afirmou o deputado sul-mato-grossense.

Entre as vantagens da medida está a economia que será gerada pela presença dos Cirurgiões-Dentistas em ambiente hospitalar, referente aos gastos existentes hoje com antibióticos de alto custo, destinados ao uso de pacientes que se contaminaram, via oral, nas UTIs. Além dos pacientes internados, a nova lei beneficiará, também, os portadores de doenças crônicas e os atendidos em regime domiciliar na modalidade home care.

Agora, o PL 2.776/2008 será encaminhado ao Senado Federal.